quinta-feira, 3 de março de 2011

Rescaldo do Benfica - Sporting: melhor que os jogadores só os comentadores.

Nos próximos dias vai-se falar muito e vão ser escritas pelo menos 1376 crónicas sobre o jogo Benfica - Sporting a contar para a Taça da Liga. Prefiro comentar os comentários, passe o pleonasmo. No decorrer do jogo, podemos dar-nos ao luxo de ouvir cada pérola da eloquência que acabamos por nos distrair dos artistas que correm no relvado.
Este último derby foi relatado pelo José Augusto Marques e comentado pelo Rui Santos, o tal senhor que é uma  mistura entre o David Luiz e o Batatinha, só que mais parvo. Às tantas, este senhor com o dom da palavra diz que o Benfica tem muitas "virtualidades". Acho que não é correcto da parte dele, estar a debitar palavras que 90% da audiência não vai perceber. Mas tanto solta estas palavras como, momentos depois, se refere ao jogo a decorrer como um dos vários "Benficas - Sportingues" deste ano.
Depois, ao contrário do que se pensa, nem sempre é fácil constatar o óbvio, mas José Augusto Marques fê-lo bastante bem em diversas alturas do jogo. Lembro-me, por exemplo, quando disse que "Anderson Polga veio ajudar a sua defesa, até porque é a sua obrigação porque é defesa". Obrigado, ainda bem que está a relatar o jogo Sr. José. Mas pensando bem, é capaz de fazer sentido, visto que ultimamente é mais normal ver o Polga a "desajudar" a equipa.
Por último, não quero deixar de referir uma pessoa que volta e meia abre a boca e vomita palavras. Sim, estou a falar do Nuno Luz. Não sei bem qual é a profissão dele. Ele diz que é jornalista, mas, no fundo, é tão jornalista quanto o Sócrates é engenheiro. E como mente brilhante que é, o auge da sua argúcia deu-se ao observar, e constatar com orgulho, que os treinadores das duas equipas estavam ambos a mascar pastilha. Sim senhor, que belo apontamento! É nisto que ele é bom! A dizer coisas que realmente interessam e contribuem para a informação do espectador.
Meus senhores, foi um belo jogo de futebol, mas sem comentadores não teria metade da piada.


2 comentários: