sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Portugal, a feira popular gigante

O Governo vai sortear carros e vales de compras entre os contribuintes que pedirem factura com NIF.

No fundo, Portugal é cada vez mais uma feira popular gigante.

Andamos eternamente num carrossel aos altos e baixos, claramente com mais baixos que altos. Fartura, enquanto abundância, é coisa pouco vista. Fartura, enquanto, massa frita envolta em açúcar será aquele luxo com que nos mimamos quando podemos.

O clássico "crianças não pagam mas também não andam" refere-se à Segurança Social e será algo mais como "jovens pagam (e muito) mas também não a vão ter". A Casa dos Horrores é uma repartição de finanças onde os pesadelos são verdadeiros e onde deixamos as nossas lágrimas e suor.

Temos ainda os carrinhos de choque, onde a música toca assim tão alto para que nos possamos abstrair de realidade e onde pagamos para andar à pancada uns com os outros. É todo aquele ruído que se gera com as Pepsis, as Pepas, os vídeos de advogadas e os futebóis desta vida, e que nos faz esquecer aquilo que é realmente importante.

Mas está tudo bem! Peça factura com número de contribuinte e habilite-se a fantásticos, incríveis e espectaculares prémios!
Não vai arranjar emprego nem conseguir pagar o empréstimo da casa, mas sempre pode ganhar um carro e passar a viver nele com os seus 3 filhos. Fica mais económico.


Enfim, resta-nos visitar a Casa dos Espelhos. Mas uma que seja especial: na qual não nos vejamos mais gordos, mais magros ou mais altos. Mas sim, onde nos olhemos ao espelho e nos vejamos mais felizes, menos pobres, mais realizados. Que não nos faça rir com a nossa imagem deformada mas que nos faça sorrir com a réstia de alguma esperança.


Sem comentários:

Enviar um comentário