sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Isso do coleccionismo, ou lá o que é.


 É natural que vocês não saibam, eu próprio acabei de aprender, que os coleccionadores de BD são conhecidos como BDéfilos. Sim, já sei que parece o nome de uma atrofia muscular ou de um parasita que nos corrói o cérebro, mas não, é mesmo o nome dado aos amantes dos heróis dos livros aos quadradinhos. E atenção, não confundir com os BiDéfilos, que são as pessoas que coleccionam bidés.

Por outro lado, BDéfilo parece um insulto. Já estou a ver os putos na escola – “É pá, oh seu banana!” – “Qu’é que tu queres meu BDéfilo?”. Este som “déf” soa-me bastante pejorativo, mas isto sou eu que não sou amante de criaturas com super-poderes. Além disso, esta fixação por super-heróis, geralmente do sexo masculino, bastante musculados e com uma tanguinha à Tarzan Taborda, traz-me sempre à ideia uma infância reveladora de pai ausente ou mesmo um piquinho a azedo.

“E tu pá, tens algum hobby?”
“Ah sim, faço colecção de miniaturas de carros!”
“Mas agora a sério, tens algum hobby?”

Seja como for, isto do coleccionismo não tem muito que se lhe diga. Podem dizer que é preciso muito amor e dedicação mas, como hobby, é muito fraquinho. Há pessoas que precisam de actividade física, há os que preferem exercitar a mente e há os que…coleccionam. Que boring.




 

4 comentários:

  1. Mas não sabes tu da melhor! Há uma guerra armada entre os coleccionadores de bidés com os coleccionadores de bidões! Ambos reclamam o termo "Bidéfilos" para si e sabe-se lá onde isto vai parar!

    Belo blog, sim sr! =P Há muitas pérolas da idiotisse à espera de serem encontradas!

    ResponderEliminar
  2. Ao contrário do puro coleccionismo de objectos inúteis (areia do deserto, pacotes de açúcar, caricas) que mesmo assim podem ter uma componente de interesse pela sua carga simbólica, as pessoas não coleccionam bd para encher as estantes.

    Banda desenhada (seja comics, bd europeia ou manga) é um ramo da literatura estruturado através do desenho, ou seja, uma espécie de fusão entre duas artes (literatura e pintura). Quem compra livros de bd, é um apreciador de arte, tal como quem compra um dvd, uma série, um videojoo, um cd ou outro tipo de livro qualquer.

    Portanto fazeres pouco disso é o mesmo que alguém pegue no teu último cd comprado e te chame de cdéfilo.

    Percebe que as pessoas não gostam todas da mesma coisa. Com este tipo de textos até parece que um dos teus maiores medos é um dia seres apanhado por alguém numa livraria a folhear um livro de bd. Relaxa e perde o teu tempo com coisas mais importantes...

    ResponderEliminar
  3. Ahahahahahahahah

    Se eu não te conhecesse (ou conhece-se, como tanta gente gosta de escrever)tão bem...

    O mais fixe da tua contestação (ahah) é que tu nem fazes colecção de nada!

    Mas cdéfilo também é uma palavra excelente!

    Tem calma...defensor dos geeks!

    ResponderEliminar