quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Correio da Manhã


É certo e sabido, o Correio da Manhã é o jornal mais vendido em Portugal.
Ora, parece-me óbvio que venda mais uma capa a exclamar a gravidez da Bárbara Guimarães do que uma que foque as divergências dos partidos sobre o Orçamento de Estado. Com o cinto mais ou menos apertado, o povo sobrevive. Já a Bárbara Guimarães vir a ter descendência é bastante mais sofrível e os portugueses querem estar preparados.

Por mais que conheçamos o Correio da Manhã e o seu estilo acutilante e pertinente, há sempre espaço para mais surpresas. É sempre possível descobrirmos títulos de notícias como “Morreu Jaime Ovelhas, o violador de animais” ou “Senhor amputado devido a acidente de viação chama-se António Belo Couto”.

Indubitavelmente, o Correio da Manhã não se deixa adormecer e vai acompanhando a evolução das novas tecnologias. Navegando pelo seu site podemos encontrar uma aplicação incrível, de seu nome “Mortes Violentas”. Esta aplicação extraordinariamente útil é, no fundo, uma base de dados de todos os homicídios ocorridos em Portugal nos últimos anos. É possível pesquisar por data, região ou idade. Se isto não é jornalismo de investigação a sério, então não sei o que será. Quer dizer…de repente fiquei confuso. Pode ser jornalismo de investigação sim, mas também pode ser jornalismo desportivo – visto que parece tratar-se de caça ao coelho.

Seja como for, parece-me óptima esta ideia de enfatizar os detalhes dos crimes visto que – e isto é senso comum – é raríssimo o homicida que procura protagonismo.

Esta aplicação assemelha-se macabramente a uma colecção de cromos da Panini – edição super-assassino – ou então sou eu que sou sensivelmente idiota.

Sem comentários:

Enviar um comentário