sexta-feira, 19 de abril de 2013

O circo americano

O atentado em Boston foi gravíssimo, todos lamentamos as 3 mortes e as dezenas de feridos. Curiosamente, no dia seguinte, o Senado chumbou a alteração da lei do armamento que dificultava o acesso às armas. Os mais conservadores (palermas, neste caso) podem dizer "ah, mas os atentados foram feito com bombas em panelas de pressão". Sim, muito bem. Na volta até foi a Filipa Vacondeus que lhes deu um trem de cozinha, mas a verdade é que as armas de fogo matam mais de 30.000 pessoas por ano nos EUA. E o Senado contribui decisivamente para isso. Onde é que está agora toda a comoção? Toda a revolta nas redes sociais? Hmm...agora não dá jeito, tenho de partilhar uma foto do sushi que estou prestes a comer e dos meus pés nojentos na praia.

E volto a um ponto que referi nos últimos dias. Uma bomba mata 3 pessoas e a tragédia corre o mundo. Morrem 70.000 pessoas na guerra civil da Síria. Que se f***! Eles também mal tinham pão e água, mais vale morrerem logo que o mundo nem dá por isso.

É claro. Passa pela cabeça de toda a gente (menos do Fernando Mendes e da Joana Vasconcelos) ver-se a correr uma maratona mas nunca passa ver-se no meio de uma guerra civil. E isso dá cagufa. Cagufa traz comoção e revolta. E isso tolda o raciocínio.

Eu entendo. Não minimizando o real sofrimento pelo que muitos passam, claro que a propaganda americana é eficaz. Espalham pelo mundo que foram atacados, que são uns desgraçados sofredores. Esquecem-se de dizer que são os piores inimigos de si próprios.

Esta imagem exemplifica a estupidez e hipocrisia dos EUA. Os ovos Kinder matam, as armas...é pá, se calhar também matam mas até dão jeito. E acima de tudo, dão dinheiro.

Pronto, agora vou ficar aqui um pouco a comover-me sozinho. A hipocrisia é uma coisa que mexe muito comigo.




Sem comentários:

Enviar um comentário