terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O Carnaval do samba à chuva é pouco estúpido, é.

No outro vi um porco com uma peruca loira e perguntei: "É pá, 'tás mascarado de quê?" - "De Fanny". E segui a minha vida.

"É Carnaval, ninguém leva mal.". Isto é falso. Como é que suposto não levar a mal os desfiles de samba em Portugal? É parecido com um desfile de travestis, também têm pessoas pintadas no corpo com lantejoulas na cabeça e mulheres que parecem homens.

Qual é o objectivo de haver uma série de pessoas anafadas a sacudir os pés ao toque de caixa e pandeiro, com meia dúzia de penas a cobrir o corpinho? Aqui em Portugal, as miúdas das escolas de samba não dizem "vamo' dançá um sambinha", dizem "vamos dançar um sambão", tal é o excesso de peso para se dançar samba. É um estilo de folia mais lento e badocha.

No Brasil, está calor e as pessoas sabem sambar. Aqui, chove e está um frio do caraças e, mesmo a tentar sambar, as aspirantes a brazucas desta vida ficam com pele de galinha, o que só piora tudo. Às vezes acho que faria mais sentido tentarem sambar de fato de mergulho e barbatanas. Sempre era mais adequado ao clima e dava para rir à mesma.

Há costumes que não devem ser importados, que só fazem sentido no seu país de origem.
Do Brasil, importámos coisas boas como a picanha e alguns jogadores da bola, e coisas más como o Roberto Leal e os desfiles de samba. Podíamos ao menos importar as sambadeiras, ou sambadoras, ou lá o que é. Mas claro, que pessoas que sabem sambar é que querem apanhar frio e chuva? Isso, nenhuma.

Sinceramente, se é para ver estes espectáculos vou ao Viking ver o strip da Fabiana.

Deixem lá o Brasil ficar com o samba que eles fazem aquilo tão bem quanto nós fazemos o nosso Carnaval genuíno.

(esta montagem é um bocadinho facciosa, mas é para se perceber bem o drama do samba em Portugal)


5 comentários:

  1. É o sentimento de "wannabe" tão típico dos portugueses... começou com as corridas de cavalos já no tempo de Eça de Queirós.

    ResponderEliminar
  2. Que tristeza..faz-me lembrar o "acordo ortográfico".

    ResponderEliminar
  3. Um dos posts mais sensivelmente que já li sobre os carnemvales tugas.
    Se não fosses adepto da agremiação lagarta tatuava o teu nome no meu pescoço.

    Abracinhos.

    ResponderEliminar
  4. So true... Ainda na semana passada comentei isso com o meu namorado, que raio de mania tem o tuga de achar que tem de imitar tudo o que vê. E pior, pensam que imitam muito bem... argh...

    =SB=
    http://dareyousb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Se fizesses parte de algum grupo de samba em Portugal, sabias muito bem que vivemos bastante a paixão pelo samba!
    Se achas que o primeiro blogueiro foi português estás enganado, portanto tu és outro a imitar outros!
    Se tivesses mais que fazer na vida como escrever sobre factos e estudos que (não) realizaste, em vez de escreveres a tua pobre opiniao sobre todas as coisinhas que lês nas revistas cor de rosa, ficavas muito melhor!
    Com 79 seguidores és mais um a morrer ignorante e eu com 478 não falei nem uma vez mal de tudo e de todos!
    Um dia quero-te ver a celebrar o carnaval português que nem deves conhecer!
    Entretanto espero que uses muita roupa portuguesa, ingiras comida apenas nacional e encontres uma putinha feita só de ossos e que ature a burrice que tu és!
    T'xau!

    ResponderEliminar