quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A novela Pepsi

O drama e a ofensa que corrói a alma lusitana. Ou é só Portugal a fazer beicinho?

Ora, mas que princesas que são os portugueses. Choram e refilam quando uma série norte-americana (Family Guy, por exemplo) faz uma piada com os portugueses, quase desmaiam de sofrimento quando a Pepsi sueca faz um anúncio de mau gosto sobre o Ronaldo.

O anúncio da Pepsi Suécia é completamente ridículo e descabido? Sim.
Tem piada gozar à bruta com a Pepsi agora e fazer montagens no Photoshop? Sim.
Vale a pena sofrer de forma quase agonizante por isto? Não. Nunca na vida. Tenham lá calma, até porque a maior parte de vocês (e eu também) nunca gostou de Pepsi de qualquer forma.

Eu percebo o desagrado e percebo que defendamos o que é nosso. Mas é preciso pormos as coisas em perspectiva para não cair no ridículo. E neste caso, já vamos tarde de mais.

E escrevo tudo isto por ter lido uma notícia no Jornal de Negócios que referia que uma senhora (que, como se vê na imagem, não percebe que pôr mil pontos de interrogação não faz com que pareça mais séria) expôs no Facebook da TAP a sua indignação perante o caso Pepsi. Sugeriu até que se passasse a servir Coca-Cola a bordo, em vez da marca em causa. Primeiro, quem é que consegue ficar assim tão revoltado com esta parvoíce toda que se dá ao trabalho de ir falar com a TAP sobre isto? Também vai pedir para cancelarem o Rock in Rio porque um dos principais patrocinadores é a Pepsi? Veja lá se o Justin Timberlake não anda aí a beber Pepsi mesmo sabendo que eles gozaram com o Ronaldo, o safado…

A TAP responde de forma eloquente e defendendo os valores do desporto. Entendo e concordo. Mas pensar trocar de fornecedor por isto? Troquem de fornecedor porque a Coca-Cola é melhor ou porque é mais barata (caso seja). Agora, se algum dia trocassem de fornecedor por esta razão, seria mesmo Portugal a fazer beicinho de criança amuada.

Percebam que eu acho piada aos milhões de posts a gozar com a Pepsi. E acho que foi dos maiores tiros no pé da história da publicidade. Mas daí a ficarmos com o orgulho ferido como se todos os dias nos estivessem a cortar subsídios e aumentar os impostos… Ah, espera, isso não é a Pepsi é o Governo. Desculpem este desvio do que é realmente importante: a Pepsi e o Ronaldo.


Vá lá, deixem de ser princesas. Nós só somos pequeninos se quisermos, se não lidarmos com estas situações com um peito inchado de quem tem um ego enorme que não se machuca com bocas de um mero refrigerante.


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