quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O novo 'hit' do Carreira "mái" novo

O David Carreira tem uma música nova com o Snoop Dogg, e as opiniões dividem-se.
Principalmente entre o “mau” e o “nojento”.

Está tudo escandalizado. Uns porque acham a música horrível, outros porque acham que é uma coisa boa para a música portuguesa e não percebem as críticas.

Mas vamos por partes.

Qual é o espanto no facto de a música ser péssima? É o David Carreira. Estavam à espera de quê? Obras-primas? Se esperavam boa música de um filho do Tony Carreira, vocês são mais crédulos que os pastorinhos que achavam que tinham visto a Nossa Senhora em cima da árvore.
Por isso, daqui nada de novo, mesmo com a ajuda do Snoop Dog que, e mesmo eu não sendo fã e hip-hop, até acho que tem algumas coisas boas no seu trabalho (no trabalho enquanto músico, não como chulo, porque aí tem muito mais).

Agora, claro que há que dar mérito ao rapaz para ter conseguido fazer este dueto. Mérito na paciência que teve para esperar tantos anos para que o pai tivesse largos milhares de euros, que não quisesse gastar em mais nada, e pudesse comprar um camião de erva para oferecer ao Snoop.

Vendo o vídeoclip, há outra coisa muito positiva a reter que é o facto de, provavelmente, ter sido a primeira vez que o rapaz ficou a saber quem são personalidades como o Gandhi, Nelson Mandela e Martin Luther King. Se bem que este último quando disse que tinha um sonho, não seria entrar numa música do David Carreira, de certeza absoluta. Ou então sonhava muito baixinho, afinal.

Também entendo quem defende que a música é apenas tão má quanto outros duetos que o Snoop fez com a Katy Perry ou o David Guetta, por exemplo. Têm razão. Mas se os nossos padrões de sucesso ao nível musical são estes, bem podemos continuar a ouvir pimba e reggaeton que ficamos bem.

Já agora, quero só acrescentar que, por exemplo, a cantora lírica Elisabete Matos e a fadista Ana Moura estão, cada uma por si, a realizar tours mundiais e a encher salas por onde passam. Parece-me que isto é capaz de ser mais benéfico para a música portuguesa. Não sei, digo eu.

Acredita em ti, como Muhammad Ali… Sê pacífico assim, como Mahatma Gandhi…

Palavras de ordem e referências culturais. Poesia.
Isto é lindo.


Tap tap tarap tap tap...


Sem comentários:

Enviar um comentário